11713631_10204183386659262_1057267422_n
0

8 coisas essenciais para seu gato ser feliz

Olá, amigos e amigas!

O última postagem que fiz aqui no blog sobre gatinhos me deixou super empolgada pelo tamanho do resultado. O texto era sobre a responsabilidade que a gente precisa ter para adotar um gato e como esse assunto deve ser levado a sério, e não pude deixar de pensar se esse texto realmente ajudou alguém a entender o compromisso de adoção.

Hoje eu vou falar sobre o próximo passo, sobre a preparação da casa para receber o seu gatinho. A ideia desse post veio porque eu recebi uma caixona do Vale Pet, que é uma loja online, com um monte de coisa legal para a Pirata e Bibi.

Então vamos lá:

1 - Gato feliz é gato seguro

11713631_10204183386659262_1057267422_n
Antes de mais nada, você vai precisar colocar tela nos apartamentos em todas as janelas, inclusive as janelas basculantes.

Se você mora em casa, o cuidado precisa ser dobrado para seu gatinho não fugir. É necessário a instalação de alambrados nos muros e telas nos portões, caso existam vãos.

Principalmente se você vive em casa, é importante o uso de coleira com nome e forma de contato. A quantidade de gatinho que foge e nunca volta pra casa porque as pessoas não acham o dono é enorme :/

2 – Comidinhas e Bebidinhas

11714378_10204183386979270_1384293932_n

Na parte das rações, é indicado sempre você falar com um veterinário para saber se existe a necessidade de alguma ração especial, por exemplo se seu gato estiver obeso ou com algum problema urinário. Além de sempre seguir a fase do seu gato, por exemplo: gatinhos filhotes, castrado ou idosos possuem rações especiais para eles.

Existe uma variedade muito grande de marcas aqui no Brasil e elas se dividem na categoria “padrão”, “premium” e “super premium”. Considerando o benefício X custo, a indicação é comprar a premium, afinal não é todo bolso que cabe a super premium. É muito importante também variar entre comida seca e comida molhada, que são os famosos sachêzinhos.

Tanto a ração quanto a água devem ser trocadas diariamente, e no verão a água deve até ser trocada mais vezes para sempre estar fresquinha.

Para os potinhos, indico os que eu ganhei da Vale Pet, pois além deles serem super fofos, eles também são “pesados”, o que impede o seu gato de fazer muita bagunça enquanto come, já que a maioria dos gatos tem a mania de dar “tapinhas” nos potes enquanto comem e bebem água.

3 – Caixinha de areia

usar-a-caixa-de-areia
(perdoem a foto do google, é que as gatas estavam tímidas)

Existem váááários tipos de areia para gato e a diferença de valor está diretamente ligada a qualidade de absorção de líquidos e cheiros. Lógico que isso vai depender muito da sua situação financeira, mas eu, pessoalmente, acredito que a Pipicat faz muito bem o trabalho e você pode encontra-la em quase todas as redes de supermercados.

Além disse você irá precisar comprar uma caixa e uma pazinha. A caixa precisa ser proporcional ao tamanho do seu gato e a quantidade de gatos que você possui e é indicado que a limpeza acontece diariamente, claro que às vezes esquecemos um dia, mas é importante não deixar passar de mais de 2 dias pois gatos são animaizinhos muito higiênicos.

Clique aqui para comprar uma caixinha e uma pazinha.

4 – Arranhador

11715901_10204183386739264_1337983458_n
“vou deitar pois não sou obrigada”

Arranhar é um comportamento muito natural para todo gatinho, ao fazer isso ele acaba renovando as unhas e marcando um território também. Isso significa que se ele não tiver um arranhador para brincar, a probabilidade dele acabar arranhando sofás, camas aumenta muito. Eu ganhei esse da Vale Pet e adorei, porque além das gatinhas curtirem arranha-lo, elas também amaram brincar com essa bolinha + mola.

5 – Brinquedinhos

11694115_10204183386939269_1617999822_n
Pirata: caçadora implacável

Gatinhos gostam de brincar bastante, principalmente quando eles são filhotinhos. Alias, a gente acha que eles estão brincando né? Porque na verdade eles estão treinando suas habilidades infalíveis de caça hehehe.
Então sempre deixe brinquedos espalhados pela casa, dessa forma seu gatinho gasta bastante energia, faz exercício e fica saudável. (vale lembrar que 80% dos brinquedinhos irão parar debaixo do sofá)

7- Escovar os pelos

infelizmente quase nenhum gato curte isso
infelizmente quase nenhum gato curte isso

É importante criar a rotina de escovar o pelos dos gatinhos, principalmente os gatos de pelo longo. Isso ajuda na saúde do pelo, evita o gatinho engolir muito pelo enquanto ele toma banho e também diminui um pouco a quantidade de pelo espalhada pela casa.

Clique aqui para comprar uma escovinha.

8 – Cortador de Unhas

Unha
É recomendado cortar as unhas dos gatinhos, principalmente se você possui um gato arisco ou se possui mais de um gato. Isso porque eles podem acabar brigando e se machucando.
A maioria dos gatos não gostam muito de cortar as unhas, por isso é bom que você tenha alguma ajuda de alguém para segurar o bichano direito. Quando você for cortar a unha, corte somente as extremidades (parte branca), pois a base da unha possui veias (parte rosa) e se você cortar essa parte, vai machucá-lo.
Você pode sim cortar a unha do seu gato em casa, mas se você está se sentindo inseguro é aconselhável que leve a um veterinário, especialmente se a unha do gato for escura, já que fica mais difícil de enxergar a base da unha.

9 – Amor e carinho

11693022_10204184009634836_107940762_n
Instagram: @cadeomeucafe

Agora é a melhor parte: dê atenção para seu gatinho, brinque com ele, faça carinho. Afinal quem disse que amor não é necessário? Essa coisa de que gatos não precisam de atenção é a maior lenda já criada.

Quer conhecer melhor os produtos da Vale Pet? Clica aqui! Eles entregam na sua casa e também possuem produtos para cachorrinhos e para donos de pet <3

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>