coisa-de-menina-livro
3

Coisa de Menina, livro infantil onde meninas podem tudo

Durante a infância, ainda é comum as crianças ouvirem que “isso não é para menino”, ou “isso não é para menina”. Este livro pretende romper justamente com essa ideia. Afinal, não há uma regra a ser seguida, e este é o melhor momento para as meninas descobrirem que o mundo — e tudo que há nele — pertence a elas.

O que é coisa de menina?

Oras, isso é algo que toda menina (e todo menino) deveria saber muito bem. Afinal, é na infância que a gente percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Por que, então, temos que nos adaptar a certos padrões de comportamento? Por que ainda dizem por aí que certas coisas não são apropriadas para mulheres?

Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais.

Para quem não sabe, eu sou a autora e ilustradora do livro então já estava ficando chato eu não ter feito esse post ainda, né? Hehehe. Desculpa gente, é que a loucura do lançamento foi bem grande. Mas vamos lá, vou contar pra vocês um pouco da minha história e da história do livro.

Eu desenho desde bem cedinho, sempre tive pais que me incentivaram muito nessa parte e tenho muita sorte por isso. E também sempre me incomodei muito com qualquer tipo de injustiça, o que eventualmente me fez ficar cada vez mais envolvida com lutas sociais. Feminismo começou a fazer parte de mim e eu queria de alguma maneira colocar um pedacinho meu nessa história.

Foi aí que comecei a pensar no livro infantil Coisa de Menina. E demorou lá seus quase dois anos pra eu passar pelo processo de entender o que eu queria dizer > saber a melhor forma de dizer para crianças > criar uma linha de ilustrações > acreditar que eu era capaz daquilo tudo.

Quando eu finalmente já estava com ele escrito e as ilustrações quase finalizadas, eu decidi lançar uma campanha de financiamento coletivo lá no Catarse.

Com apenas 9 dias de campanha, já havíamos batido a meta inicial e tinhamos saído em MUITOS veículos legais de divulgação online. Isso me deixou muito feliz e empolgada com a ideia de que o livro estava de fato dando certo.

Foi aí que a Stephanie Ribeiro, uma anja, decidiu me dar o e-mail da Companhia das Letras e falou “manda um email pra eles, acho que seu projeto super combina com eles”.

Eu, meio não acreditando muito porém sempre colocando a cara pra bater, fui lá e mandei. Três semanas depois assinamos o contrato. Amigos, vocês não tem ideia da emoção que foi esse processo. Da honra que foi pra mim fechar com uma editora desse porte e qualidade, foi MÁGICO.

O problema é que já haviamos arrecadado dinheiro no Catarse e seria anti ético a Editora usá-lo. Por isso fizemos o seguinte: peguei todo o dinheiro (fora taxa catarse, valor de compra dos livros de recompensa pro pessoal que apoiou no catarse, compra de envelopes, etiquetas e envio do correio) e comprei do meu próprio livro (com preço de produção). Isso deu um total de 500 livros e esses 500 livros serão doados para comunidades de São Paulo, que eu vou levar em mãos para crianças que não tem a possibilidade de comprar o livro.

Então em outubro o livro ficou pronto e o resultado ficou INCRÍVEL! Essa foto aqui é quando eu vi o livrinho pela primeira vez <3

Olha quem chegou!!!! Depois de chorar alguns litros, consegui tirar uma foto decente da criadora e criatura pessoal, estou MUITO emocionada, pegar esse livro nas minhas mãos foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Queria agradecer todo mundo que fez parte, foi gente pra caramba. Obrigada a todo mundo que apoiou o Cartase, vocês me fizeram ver que o livro era realmente especial e podia ir longe, obrigada pela Companhia das Letras que fez um trabalho LINDO sempre com muita parceria, a qualidade do livro está IMPECÁVEL. Obrigada ao mozão Leonardo que sempre acreditou em mim, sempre me ajudou, amor eu amo você. Obrigada a mãe (enquanto escrevo, sigo chorando e agora comecei a chorar mais ainda) Mãe, esse livro não teria saído sem você, você é meu porto seguro e saber que, mesmo longe, eu sempre posso te ligar ou mandar um recadinho que você vai estar lá do outro lado me faz ter a confiança que eu preciso ter, me faz acreditar mais em mim e nos meus sonhos. Pai, obrigada por ter me passado toda sua criatividade, obrigada por ver beleza nas coisas simples e sempre ter acreditado na minha capacidade, obrigada por ter me dado meu primeiro lápis de cor e exigir de mim até eu entregar o meu melhor. Amigos, obrigada por todo apoio, por toda alegria compartilhada. E por fim, obrigada a todo mundo que nem me conhece mas compartilha o mesmo sonho de viver em um mundo com mais possibilidades, independente do gênero, raça, sexualidade. Eu tenho total consciência que o caminho é longo mas eu acho que nós temos que comemorar cada passinho dado. Esse livro é um deles ❤️ #livrocoisademenina

A photo posted by Pri Ferrari (@cadeomeucafe) on

E aqui algumas páginas:

coisa-de-menina-o-livro coisa-de-menina-o-livro-1 coisa-de-menina-o-livro-2 coisa-de-menina-livro

 

Para o lançamento, fizemos uma tarde de autógrafo na Loja de Brinquedos Educativos Trenzinho, foi LINDO <3 Muita gente apareceu, gente que faz parta da minha vida, da minha história, gente que eu nem conhecia mas tive o prazer de conhecer e gente que eu acabei conhecendo lá no dia mesmo. Mas o mais importante de tudo isso foi ver que todas as pessoas que estavam lá compartilhavam a ideia de igualdade de gênero. Isso foi lindo.

 

Lindo, né? Pena que não tiramos fotos com todo mundo. Foi meio insano! hehee

Informação sobre o livro:

Título original: COISA DE MENINA
Páginas: 48
Formato: 20.50 x 20.50 cm
Peso: 0.17800 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 04/10/2016
Selo: Companhia das Letrinhas

Bom, espero que vocês gostem! E quem já leu, comenta contando o que achou <3

Links para comprar online:

Saraiva clique aqui

Livraria Cultura clique aqui

Livraria da Folha

Comments

comments

3 thoughts on “Coisa de Menina, livro infantil onde meninas podem tudo

  1. Que lindo seu livro! Muito feliz de saber que deu tudo certo pra você, suas ilustrações são lindas, me identifiquei demais com a menina no mundo da lua hahahah’

    Abraços e muito sucesso!

  2. Achei o seu livro uma fofura! Já quero comprar para a minha filha, sobrinhos, todo mundo! Em breve vou fazer uma resenha no meu blog porque livros assim devem ser massivamente compartilhados a fim de tornarem-se conhecidos por todos! Parabéns! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>