Processed with VSCO with c2 preset
0

Fiz uma consultoria de estilo e reaprendi a comprar

Tudo começou à cerca de 4 meses.

Eu conheci a Quel há mais tempo que isso, mas foi em abril, em um dia meio triste, que ela apareceu aqui com um embrulho bonito e um abraço quentinho.

IMG_9638

Quel contava como tinha tido a ideia do Ser, um projeto sustentável que dava vida a peças que foram esquecidas por estarem velhas ou usadas. Ela é daquelas pessoas que a gente fica escutando quietinha, e aos poucos suas palavras e desejo de um mundo melhor vai tocando a gente.

O Ser estava nascendo. Alguns podem até chamar de brechó, mas é mais que isso. o Ser é uma intenção que pode ser aplicada a diversos aspectos a nossa vida. No Ser você não tem só roupas usadas, você tem a melhor das melhores seleções, são peças escolhidas com carinho, lavadas, concertadas, melhoradas e cuidadas. E isso tudo acontece porque a dona desse projeto é ela, a Quel.

E nesse dia de conversa, eu comentei que eu estava me sentindo meio mal pela quantidade de coisas que eu tinha e como eu comprava as coisas mas não conseguia usar, ou como eu não me sentia bem no que eu comprava, e todas essas aflições que a grande maioria das pessoas tem. Foi lá que tivemos uma ideia de fazer uma consultoria de estilo. Mas não qualquer consultoria com simples regras de “essa cor é boa pra você” ou “esse corte fica bom para o seu corpo”. Sabe por que? Porque a consultoria é com a Quel, e não sei se deixei claro, mas ela é daquelas pessoas que não costuma fazer mais do mesmo.

Quinze dias se passaram e ficou combinado que a Quel me faria uma visita pra apresentar como seriam os nossos passos. Eu já tava feliz pelo fato de termos um café marcado pra jogar qualquer conversa fora, mas fui surpreendida. A Quel veio com um plano. Páginas e mais páginas escritas à mão, ideias, desenhos, tabelas, em cores diferentes, zaz. Quel deixando claro novamente que ela era aquela aluna que tinha o caderno mais organizado da sala com Matemática sublinhado 3 vezes na cor amarela cheiro de banana.

IMG_9597

IMG_9594
A Quel

De lá pra cá fizemos a consultoria. E de lá pra cá eu perdi cerca de 15 quilos. Uma coisa não está relacionada a outra, mas se a consultoria tivesse sido feita com base em “qual é meu tipo de corpo”, hoje eu teria que refazer tudo, certo? O bom é que a Quel separa muito bem o que é auto estima e o que é auto conhecimento. Vestir uma roupa que “combina” com o seu corpo e esperar que isso vai resolver seus problema de auto estima é um erro. Aprendi que precisamos pensar no que estamos comprando, de onde aquilo vem, que precisamos de menos regras de como e porque essa roupa fica bem no “meu tipo de corpo”e mais “qual roupa me faz eu me sentir eu mesma”. Parece bobo, mas a quantidade de dinheiro e tempo que gastamos comprando coisas que não são a gente, porque não sabemos quem somos é imensa. Então pra mim o processo de consultoria foi bem mais que algo só sobre roupas, foi sobre parar de querer ser quem eu não era só porque achava que isso era o “certo” e aceitar quem eu sou e quero SER de verdade.

E foi assim que em 4 meses minha relação com roupa e consumo mudou, ou começou a mudar. Porque sim, é um processo. É difícil parar de consumir roupas de fast shop, mas pelo menos ter a consciência do que a gente está comprando diminui a quantidade de roupas que compramos e fica parada. De lá pra cá eu mudei a relação que eu tinha com roupas largas, porque como eu sou grande fui ensinada que preciso usar roupas que marcam a cintura etc etc, mas sabe? Eu não preciso. Eu gosto de construir a minha silhueta com roupas confortáveis, eu gosto de estar bem assim e ando muito bem com isso.

Processed with VSCO with c2 preset
Ateliê do Ser

Não quero dar muito detalhes de como foi a minha experiência pois foi algo muito pessoal e com certeza se você fizer vai ser diferente para cada pessoa, mas segue aqui abaixo os passos que a Quel faz e se você tiver interesse é só mandar um email para ela no sustentaveis.ser@gmail.com ou no instagram do ser @_ser.ser.

E SE VOCÊ CITAR QUE CONHECEU A QUEL POR MIM, VOCÊ GANHA 20% DE DESCONTO!

Nas palavras da Quel, os passos são:

Primeiro encontro – Café:

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Conversamos sobre seu estilo de vida e suas necessidades. Vamos desmistificar o que é estilo, é um momento para entender muito mais o seu mundo interno do que o externo. Falaremos sobre a sua personalidade, vontades, desejos, que imagem você gostaria de passar para os outros, sobre quebrar regras e tendências. Até o próximo encontro, montaremos uma pasta juntas no Pinterest para buscarmos referências.

Segundo encontro – na sua casa:

Vamos fazer uma visita guiada no seu guarda-roupa, você vai me mostrar tudo o que tem, o que mais gosta, o que usa sempre, o que está guardado a um bom tempo. Assim, faremos uma análise dos principais looks, a pluralidade de estilos que você tem hoje. E falaremos um pouco sobre as referências que temos visto no Pinterest.

Terceiro encontro – Café:

Construção da identidade pessoal: discussão com base no que foi conversado + análise pessoal + análise minha + bate papo e comparação das nossas ideias com as referências que temos buscado.

Quarto encontro – na sua casa:

IMG_9607Desconstruindo o seu guarda roupa e decidindo as peças que podem ser doadas, as que podem ser trocadas, se podem ser vendidas, transformadas. Nesse dia falaremos, sobre o consumo e o descarte das roupas, qual o processo das lojas e grandes marcas e o ideal de consumo.

Levarei algumas roupas do SER para falarmos de cores, combinações e para quebrar tabus sobre a compra de roupas usadas. Ai fica aberto, caso você se interesse por alguma peça do SER e queira comprar nesse dia.

Quinto encontro – compras:

Vamos juntas às compras, podemos escolher um dia que haja uma feira, podemos ir ao shopping e/ou ao Bom Retiro. Farei uma pesquisa de lojas e marcas que atendam o movimento da moda sustentável e economia solidária. E podemos visitar também as lojas que você mais gosta.

Sexto encontro – na sua casa:

Montagem dos looks – montaremos juntas os melhores looks, aproveitando todas as peças e criando mais de um look com cada peça. Fotografamos todos para que você possa consultar sempre que for preciso.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>