Captura de Tela 2017-03-03 às 18.00.23
0

Gente de humanas também pode ganhar dinheiro

Primeiro de tudo, preciso deixar bem claro que eu, pessoa que escreve o texto, sou EXTREMAMENTE leiga no assunto mercado financeiro. Sabe aquela pessoas de humanas nível 10? Sou eu. Eu conto 9 + 4 nos dedos, choro deitada em posição fetal toda vez que tenho que lidar com coisas tipo segunda via de documentos, PIS, FGTS, imposto de renda, e todas essas burocracias. Inclusive até uns 24 anos eu achava que eu não precisava declarar imposto de renda. “Deixa eu fora disso, não quero fazer parte”, pensava.

A ideia de guardar dinheiro também era algo que até os meus 23 anos não existia. Quando eu fechava no verde já era uma grande vitória. Muito porque eu não ganhava quase nada e tinha que me manter sozinha, muito porque eu nunca fui ensinada a guardar dinheiro.

Na escola, a gente não aprende essas coisas. Ninguém ensina a gente a dividir certo nosso dinheiro, a manter uma planilha de gastos, nada. Então pra mim a ideia de INVESTIR sempre foi algo muito longe da minha capacidade.

Mas amigos, se você (assim como eu) não está investindo algum dinheiro nessa sua vida, preciso te contar um segredo: você está bobeando, você tá ficando pra trás.

Mas calma que eu tenho outro segredo que eu juro pra vocês que é verdade: INVESTIR NÃO É DIFÍCIL.

Eu conversei com algumas pessoas de exatas (obrigada especial para Leo e Augusto <3) e elas me ensinaram conceitos básicos que eu simplesmente preciso compartilhar com vocês, colegas de humanas.

Primeiro de tudo: NÃO TENHA DÍVIDAS.

Eu sei que parece óbvio e sei que é difícil. Mas a gente realmente precisa entender é que se você está com uma dívida, você precisa apertar AGORA o botão alerta da sua vida e colocar todo seu foco e energia pra acabar com isso. Não importa o tamanho da dívida, enquanto você não quitar, não compre um fucking tablito. É sério. Existem pessoas que se enganam de achar que “as coisas vão se resolver” e a pessoa passa 30 anos pagando uma dívida que começou com 3 mil reais.

Beleza, tá sem dívidas? Hora de RESERVA FINANCEIRA.

Reserva financeira é um dinheiro que eu gosto de chamar “dinheiro se der merda”. Se você perder o emprego você precisa ter um dinheiro pra se sustentar um tempo, 3 meses? 6 meses? Aí vai de acordo com o que você se sente confortável. A minha reserva que é de autônoma não é se caso eu perder o emprego, mas é “e se o meu PC quebrar?” “e se a gata ficar doente?”. Hora de analisar essa sua vida aí.

O “dinheiro vai dar merda” fica na POUPANÇA. Dinheiro na poupança não aumenta, ele só corrige o valor de inflação. É tipo assim, se vc tinha 10 reais e agora tem 12, não é que rendeu 2 reais, é que os 10 reais de antigamente agora são 12. Sabe quando a gente vê filme que a coca cola custa 12 centavos? Então, não é que você seria rico se fosse pro passado, é que no passado 3 reais (que é quanto uma coca custa hoje), custava 12 centavos. Tendeu?

O dinheiro da reserva vai pra poupança pq se você investir ele em outros lugares, você não deve tirar. Porque aí você perde o investimento. Poupança você pode sempre mexer que não pega nada.

Agora tá com um dinheirinho de reserva? Então tudo que você conseguir economizar a partir daí você vai INVESTIR.

Existem muitas formas de investir, mas a que eu vou falar hoje e a que eu estou fazendo se chama TESOURO DIRETO. Um resumão: você dá dinheiro pro governo porque o governo sempre precisa de dinheiro de fluxo de caixa e depois ele te devolve com juros. Relaxa, é quase impossível isso dar errado, porque pra isso acontecer teria que tipo o BRASIL QUEBRAR. Não quebrar nível “impeachmant”, quebrar nível “não existe mais Brasil”.

Tesouro direto é a coisa MAIS SEGURA que você pode investir.

Tesouro Direto funciona com JUROS COMPOSTOS, assim como todos os investimentos. Saber o que é juros compostos é tipo a diferença de gente que vai ficar RICA DE VERDADE e gente que vai passar a vida achando que é rico porque vai no Outback,

JUROS COMPOSTOS é quando o juros vai sempre ficando em cima do valor que já resultou. Então se você investir 1.000 reais por ano, com um juros de 10%, no primeiro ano vai dar 1.100. Aí no segundo ano vai render 10% em cima desse 1.100, e não dos 1.000 iniciais. Parece pouco, né? Mas não é. Se você conseguir aguentar por tempo o suficiente VOCÊ TIRA UMA PUTA BOLADA.

Aqui embaixo tem um gráfico pra você entender melhor:

Captura de Tela 2017-03-03 às 17.45.40

Se durante 20 anos você investir no tesouro direto todo mês um pouquinho, chega uma hora que só em juros, você vai ganhar muito dinheiro. Vai ficar juros em cima de juros em cima de juros.

Aí encontramos o problema:

O investimento do tesouro direto que estou fazendo (NTNB principal) funciona assim: inflação + X% sobre o seu investimento. E ambos os valores variam, e isso NÃO TEM PROBLEMA. Não tem problema nenhum se você começar hoje a pagar inflação + 5% e daqui 5 anos essa porcentagem baixar pra 3%. Porque daqui 15% vai subir pra 10% e assim que as coisas funcionam, não importa a porcentagem, importa o TEMPO. O mercado se auto estabiliza, SEMPRE. Só que as pessoas tem medo.

As pessoas ficam com medo e um gerente safado de banco vai lá e fala “ow, você não quer tirar seu dinheiro daquele lugar e colocar nesse lugar aqui, a taxa tá mais alta”. Pq? Pq o gerente safado de banco ganha por TRANSAÇÃO, se você ficar na sua ele não ganha nada. Então essas dicas que ele tá te dando é uma baita filha da putagem.

E cada vez que você tira seu dinheiro do lugar x pra y, a maquina dá um restart e você perde todo o tempo que investiu naquele negócio.

Então amigos, escolhe um e vai. Vai até o final, não importa a taxa, importa o tempo. Todo mês se decida a por um pouco de dinheiro lá. E se você conseguir, mesmo que pouquinho todo mês, em 30/40 anos você vai se aposentar com um milhão na mão.

Bom, gente, é isso. Como disse, sou leiga. Mas se eu entendi isso, vocês também podem entender.

Quer ler mais sobre o assunto? É só procurar, amigo. Tá na internet. Se tiver com preguiça tem como ver esses dois vídeos (sim eles são enormes e meio chato mas nós de humanas precisamos tb fazer nossa parte e ter paciência)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>